e assisti um lindo Espetáculo,
no Museu Imperial , chamado
SOM E LUZ.
Quem nunca foi... precisa ir.
O espetáculo é iniciado com a explicação daquilo de que vamos participar.
Subimos as alamedas até ao Museu Imperial ao som do tropel de carruagens e uma efeméride de luzes. A emoção é muito grande.
Lá nos espera o Museu todo iluminado e à sua frente um chafariz maravilhoso de onde surgirão as imagens e suas falas.
O impacto é muito grande.
Escutamos, então, um coro de OOOOH!
A História do Brasil Império, então, nos é narrada e mostrada através das sombras nas janelas do Museu Imperial ou de imagens projetadas nas águas do chafariz.
Ouvimos e vimos sobre a maioridade de D. Pedro II, com 14 anos apenas; do casamento das suas filhas Isabel e Leopoldia; do cuidado de Teresa Cristina com sua maleta de jóias; do amor à primeira vista de Isabel pelo Conde D'Eu; de deslizes conjugais de D. Pedro II; do amor de D. Pedro II pelas viagens (parece até comigo) e também pelas artes e, principalmente, pela cultura do povo; da guerra do Paraguai; da Abolição da Escravidão (Lei Áurea); da conspiração e afinal Proclamação da República; da partida da família Imperial para o exílio na Europa.
Avalio que, se os republicanos soubessem que D. Pedro II viveria apenas mais 2 anos, eles teriam esperado até 1891 para Proclamar a República.
D. Pedro II amou muito sua Pátria. Ele levou um punhado de terra do Brasil e ao morrer, foi feito um travesseiro onde reclinaram sua cabeça.
É um espetáculo realmente imperdível!!!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário